A CIDADE DESERTA

ESTUDO DA PALAVRA – A CIDADE DESERTA


“... Como está sentada solitária aquela cidade, antes tão populosa! Tornou-se como viúva, a que era grande entre as nações! A que era princesa entre as províncias, tornou-se tributária!...” Lm 1:1
- Jerusalém é comparada a uma mulher solitária
que perdeu seus amantes e chora sem nenhum consolo;
“... Chora amargamente de noite, e as suas lágrimas lhe correm pelas faces; não tem quem a console entre todos os seus amantes; todos os seus amigos se houveram aleivosamente com ela, tornaram-se seus inimigos...” Lm 1:2
- Judá (reino do sul) foi levada cativa para a Babilônia (586 a.C), por causa de seus pecados;

“... Os seus adversários têm sido feitos chefes, os seus inimigos prosperam; porque o SENHOR a afligiu, por causa da multidão das suas transgressões; os seus filhinhos foram para o cativeiro na frente do adversário...” Lm 1:5,
“... Jerusalém gravemente pecou, por isso se fez errante; todos os que a honravam, a desprezaram, porque viram a sua nudez; ela também suspira e volta para trás...” Lm 1:8
- Eles não imaginavam que poderiam chegar nesse ponto;
“... A sua imundícia está nas suas saias; nunca se lembrou do seu fim; por isso foi pasmosamente abatida, não tem consolador; vê, SENHOR, a minha aflição, porque o inimigo se tem engrandecido...” Lm 1:9
- A cidade que era amplamente povoada, se encontra deserta;

“... Os caminhos de Sião pranteiam, porque não há quem venha à festa solene; todas as suas portas estão desoladas; os seus sacerdotes suspiram; as suas virgens estão tristes, e ela mesma tem amargura...” Lm 1:4
- Não há consolo
para aquela cidade;
“... Por estas coisas eu ando chorando; os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas; porque se afastou de mim o consolador que devia restaurar a minha alma; os meus filhos estão assolados, porque prevaleceu o inimigo. Estende Sião as suas mãos, não há quem a console; mandou o SENHOR acerca de Jacó que lhe fossem inimigos os que estão em redor dele; Jerusalém é entre eles como uma mulher imunda...” Lm 1:16:17
- Ela chora e clama pela ajuda do Senhor;
“... Olha, SENHOR, porque estou angustiada; turbadas estão as minhas entranhas; o meu coração está transtornado dentro de mim, porque gravemente me rebelei; fora me desfilhou a espada, em casa está a morte. Ouviram que eu suspiro, mas não tenho quem me console; todos os meus inimigos que souberam do meu mal folgam, porque tu o fizeste; mas, em trazendo tu o dia que apregoaste, serão como eu...” Lm 1:20:21
- Quando agimos sem pensar nas consequências,
acabamos como a “cidade deserta”.
- Perdidos, desamparados, sem ninguém para nos reerguer e ajudar.
- Analise a tua vida (é fácil analisar os outros).
- Cuidado com os enganos e mentiras;

“... Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte...” Pv 14:12,
“... Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim...” Jo 14:6


Pr. Manuel Sales
manuelsfreire@hotmail.com
www.pastormanuelsales.blogspot.com
www.estudodapalavra2.blogspot.com.br
O AMOR NUNCA MORRE!!!





Comentários

Postagens mais visitadas